Código de Ética

A Razzo, fundamentada nos princípios éticos orienta a conduta profissional de todos os seus colaboradores, independentemente de cargo ou função que ocupem na Companhia.

Principais regras e boas práticas da empresa:

  • Intolerância ao preconceito, a qualquer tipo de assédio;
  • Ambiente de trabalho positivo e saudável
  • Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho
  • Relacionamento pautado pelo profissionalismo e respeito mútuo, bem como pelo comportamento honesto e cordial com o publico: Clientes, colaboradores, prestadores, parceiros, fornecedores e agentes públicos.
  • Transparência: Fornecimento de informações claras e verdadeiras
  • Qualidade dos serviços e produtos

Com o objetivo de resguardar o princípio ético de confidencialidade empresarial é vedada a divulgação de qualquer informação sobre os nossos clientes e dos acordos comerciais.

Na seleção dos fornecedores e/ou prestadores de serviço deverão ser considerados indicadores econômico-financeiros, condições comerciais e qualidade dos produtos/serviços propostos. O mesmo é uma parte importante dos negócios da Companhia, portanto devem ser íntegros na produção, entrega e administração dos pedidos de compra, cumprindo de forma ética a confidencialidade das informações e as condições comerciais estabelecidas.

Os colaboradores devem respeitar as condições Contratuais e comerciais negociadas junto aos fornecedores e clientes, bem como guardar o sigilo das informações estabelecidas no negócio.

A Razzo não admite que, no trato com fornecedores, qualquer colaborador ou prestador de serviços obtenha vantagem pessoal mediante influência de sua posição na empresa. Não poderão, em hipótese alguma, aceitar ou ofertar subornos ou qualquer tipo de favor econômico, como dinheiro, presentes, etc seja diretamente ou através de terceiros.

A aceitação de presentes/brindes de pequeno valor agregado, distribuídos a titulo de propaganda institucional ou valores não superiores ao valor de R$ 200,00 deve ser submetido ao conhecimento do superior da área, estando proibido o recebimento de brindes ou presentes em casa.

As relações de compra com fornecedores de produtos/serviços que sejam parentes: pais, cônjuge, filhos, irmãos, netos, avós, cunhados e primos de primeiro grau, diretamente relacionados à área de competência e responsabilidade, somente se dará mediante a aprovação prévia da Diretoria.

* Serão abertas exceções para os presentes/brindes solicitados para sorteios na semana da SIPAT realizada 01 vez a cada ano. Este sorteio é feito para os colaboradores que participaram das palestras, treinamentos, teatros, etc.

A imagem da Razzo e de suas marcas comerciais devem ser preservadas por todos os colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e clientes. Qualquer ação ou atitude individual ou coletiva que comprometa a reputação e credibilidade dessa imagem será considerada violação grave e poderá acarretar medidas severas.

Todos os colaboradores inseridos no público alvo do código, devem obrigatoriamente cumprir as regras, normas, políticas, procedimentos e regulamentos internos e externos, independente de seu órgão emissor.

Caso sejam constatadas condutas que caracterizem fraude ou a prática de corrupção (suborno) ativa ou passiva por qualquer colaborador será imediatamente aplicada à sanção condizente com o ato praticado em conformidade com as normas internas da Razzo e legislação vigente. Considera-se:

Fraude: qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever. Exemplos: falsificação de marcas ou produtos industriais, falsificação de atestados, ou de todo e qualquer documentos pessoal ou profissional

Corrupção (suborno): é a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional de empresa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores (desde uma garrafa de bebidas, joias, propriedades ou até hotel e avião em viagem de férias) para que a pessoa deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais em troca de beneficio ou vantagem para quem está prometendo a oferta.

 

LEI ANTI-CORRUPÇÃO 12.846/2013

 A Razzo exige que seus funcionários, colaboradores ou prestadores de serviços, cumpra integralmente o disposto na lei 12.846/2013, sendo expressamente vedado que no trato com agentes públicos, ou órgãos da administração pública nacional ou estrangeira ou pessoas a ele relacionadas.

Principais infrações:

  1. Prometer, oferecer ou dar, diretamente ou indiretamente, vantagem indevida ou suborno a agente público ou terceira pessoa a ele relacionada;
  2. Comprovadamente financie, custeie, patrocine ou de qualquer modo subvencione a pratica de atos ilícitos previstos na lei;
  3. Utilizar-se de interposta pessoa física ou jurídica para ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade de beneficiários dos atos praticados;
  4. Dificultar atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos ou intervir em sua autuação, inclusive no âmbito das agencias reguladoras e dos órgãos de fiscalização.

 

VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

Qualquer violação do Código de Ética ou omissão diante de possíveis violações poderão acarretar ações disciplinares, pois compromete a integridade e a lealdade das relações.

Nas situações de dúvida quanto às políticas e práticas desse Código, o colaborador deve contatar sua chefia imediata.

Para comunicação de atos contraditórios aos princípios éticos da empresa a Razzo disponibiliza o Canal de Denúncias.

 

VOCÊ E A EMPRESA

Você é o nosso maior Patrimônio, para isso: A Razzo lhe oferece todo o apoio e condições necessárias à execução do seu trabalho e coloca à sua inteira disposição todos os materiais e equipamentos que você necessita para desempenhar suas funções e tarefas de forma prática, clara e segura.

A Razzo espera que você procure conservar e preservar seus instrumentos de trabalho, assim você conseguirá um melhor rendimento do seu trabalho e manterá a certeza de estar executando um trabalho bem feito, dentro dos padrões de Qualidade Razzo.

Para facilitar sua comunicação conosco, a Razzo possui uma Ouvidoria, cuja ferramenta permitirá manifestações de elogios, sugestões, críticas e reclamações. Para ser ouvido, basta preencher o formulário disponível nas Caixas de Sugestões e Críticas, localizadas nas Portarias 1 e 2, Cyber e Recepção ou ainda por meio do nosso site.

 

 

 

 

 

 

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